
Conforme anunciado no sítio oficial da instituição em 30 de julho de 2025, a Provedora de Justiça da Bulgária, Velislava Delcheva, alertou as autoridades nacionais para sinais alarmantes recebidos da UNICEF – Bulgária e do Comité de Helsínquia da Bulgária, sobre alegados casos de violência grave contra crianças na Escola Residencial Social e Pedagógica (SPI) “Hristo Botev”, situada na aldeia de Varnentsi, município de Tutrakan.
As informações, recolhidas no âmbito de projetos implementados por estas organizações, baseiam-se em entrevistas com crianças colocadas na instituição por decisão judicial. Menores e pais relataram violações sistemáticas e repetidas dos direitos da criança, incluindo alegações de violência física, sexual e psicológica, imposição de trabalhos pesados, castigos por exaustão física e restrição de contacto com o mundo exterior.
A informação, documentada e entregue por escrito à Provedoria, contém testemunhos diretos das próprias crianças sobre graves violações alegadamente cometidas por funcionários do internato e por outros menores.
Face à gravidade das alegações, e no exercício das suas funções enquanto Mecanismo Nacional de Prevenção, a Provedora realizou, a 24 de julho deste ano, uma inspeção surpresa à instituição que acolhe rapazes menores de idade em Varnentsi.