Criado o Observatório da Convivência Escolar

 

Conforme noticiado pela CNN Portugal e pelo Jornal de Notícias (22/03/2024), a iniciativa da criação do Observatório da Convivência Escolar é da Federação Nacional da Educação (FNE), em colaboração com a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), a Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho (AFIET), a Ordem dos Psicólogos Portugueses e o Instituto de Apoio à Criança (IAC).

O Observatório da Convivência Escolar vai permitir monitorizar as situações de indisciplina e de violência nas escolas, sendo certo que muitos destes casos não saem da sala de aula ou dos muros da escola. Numa primeira fase, no ano letivo 2024/2025, será criada uma plataforma para denunciar os incidentes que acontecem nas escolas. O Observatório vai ainda lançar estudos e promover iniciativas que contribuam para a boa convivência escolar, bem como desenvolver campanhas nacionais para mostrar os efeitos negativos que a violência e a indisciplina provocam nas escolas.

 

Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação. Nem a União Europeia nem a Agência Nacional podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.